Açor • Accipiter gentilis


Fotografia Rui Gomes

Ordem: Ciconiiformes / Falconiformes
Família: Accipitridae
Género: Accipiter
Espécie: A. gentilis

O açor (Accipiter gentilis), do latim acceptore, é uma ave de rapina diurna da família Accipitridae, distribuída por todas as regiões temperadas do hemisfério norte. É a ave que aparece na bandeira dos Açores. O arquipélago dos Açores deve o seu nome ao açor, porque quando os descobridores do arquipélago lá chegaram pensaram ver açores. Mais tarde, concluiriam que as aves eram, afinal, milhafres.

Era muito apreciado antigamente em falcoaria.

Descrição/Morfologia Geral: Tem um aspecto robusto e garras poderosas. Parecido com o falcão e com um comprimento de aproximadamente 50 cm, tem as asas e o bico pretos, a cauda cinzenta manchada de branco e as pernas amareladas; o ventre é branco, com manchas pretas.

Dimensões: Atinge comprimentos da ordem dos 48 a 60 cm e de envergadura pode rondar os 85 a 115 cm.

Alimentação: Alimenta-se quase exclusivamente de aves, que persegue acrobaticamente por entre as árvores ou atacando de cima. Ao caçar, acelera em poucos segundos, surpreendendo assim as suas presas. É um predador oportunista e as suas principais presas são esquilos, galináceos, piciformes (como os pica-paus) e pássaros.

Actividades/Hábitos: O ninho é feito em grandes árvores. Todos os anos muda de ninho, construindo outro nas imediações.

Durante o acasalamento, o seu chamamento, parecido com o da gaivota, torna-o de fácil localização.

Reprodução: Em meados de Março/Maio deposita 2 a 4 ovos. Em caso de perturbação do ninho, pode defendê-lo aguerridamente, fazendo voos picados sobre os invasores. A época de acasalamento é a melhor altura para observar esta ave.


Fotografia Rui Gomes

Leave a comment